Pesquisa
Registe-se

E-mail

Password

Alimentos compostos

Alimentos Completos

O fabrico de alimentos compostos está assegurado pelas 48 fábricas situadas em França e no resto do mundo, representando ao todo um volume de produção com mais de 3,2 milhões de toneladas. As principais implantações internacionais estão situadas na Indonésia, Vietname, Brasil, México, África do Sul e Espanha.

 

O que é um alimento completo?

É um alimento cuja riqueza da composição (glúcidos, lipídios, protídeos, vitaminas e minerais) assegura as necessidades necessárias para o bom desenvolvimento do animal e para a  produção de leite, carne ou ovos.

Um alimento completo contém cereais (trigo, cevada, milho…) e sub-produtos provenientes da transformação das matérias-primas agrícolas, como polpas de citrinos, beterrabas, farinha de arroz… A proteína é fornecida pelos cereais , grãos e bagaços oleaginosas (soja, colza, girassol) e proteaginosas (ervilhas, favas miúdas). Por último, esta composição é completada por vitaminas, oligoelementos e minerais.

O SETOR DO alimento composto

Reside na conceção, fabrico e comercialização de alimentos adaptados às necessidades nutricionais de cada espécie e aos objetivos de produção dos produtores:
 

  • produções intensivas (vacas leiteiras e bovinos de carne, porcos, frangos, poedeiras, coelhos, ovinos, caprinos…),
  • alimentos especiais (vitelos, leitões, espécies cinegéticas),
  • espécies aquícolas (camarões, peixes…),
  • grande público (cavalos, petfood, aves de capoeira).

 

NA FRANÇA

O setor do Alimento Composto na França apresenta, há vários anos, uma tendência de baixa, a exemplo de outros mercados maduros dos países desenvolvidos da Europa Ocidental e América do Norte.

Hoje, a Evialis France, filial especializada em alimentos completos da InVivo Nutrição e Saúde Animal na França, procura consolidar a sua presença nas diversas regiões do país, em colaboração com as cooperativas aderentes à InVivo. Esta estrutura com um posicionamento sólido e economicamente viável em todo o território francês está a ser desenvolvida progressivamente, graças a alianças industriais, logísticas ou estratégicas com as cooperativas membros da InVivo, tendo sempre o cuidado de preservar a identidade de cada empresa.

Com a implementação gradual destas alianças, a Evialis France poderá continuar a oferecer soluções nutricionais de alta tecnicidade, complementadas por um amplo leque de serviços.

NO MUNDO

No plano internacional, as operações do setor do alimento completo têm como pano de fundo um mercado globalmente caracterizado por um acentuado crescimento demográfico e uma melhoria do padrão de vida. Nos países emergentes, esses fatores se traduzem no aumento do consumo de proteínas animais.

As principais implantações da InVivo Nutrição e Saúde Animal situam-se na Espanha (Evialis Galicia), na Bélgica (BernAqua), na África do Sul (Monti Feeds), na Indonésia (InVivo NSA Indonésia), no Vietnã (InVivo NSA Vietnã), no Brasil (InVivo NSA Brasil) e no México (Malta do Brasil).

A aquisição da maltaCleyton no México e das operações da Cargill Animal Nutrition no Brasil permitiram que a InVivo Nutrição e Saúde Animal atingisse a massa crítica necessária para conquistar um posicionamento de liderança nesses dois países. México e Brasil desempenham efetivamente um papel fundamental no mercado mundial de nutrição animal, com uma produção de 28,8 e 64 milhões de toneladas de rações completas, respetivamente (estimativas de 2012).